Ftalatos - O veneno oculto nos utencílios domésticos e produtos de higiene


Ftalatos são uma classe de substâncias comumente utilizados em produtos de consumo. Os ftalatos causam uma larga série de problemas adversos à saúde, incluindo danos ao fígado, aos rins e ao pulmão bem como anormalidades no sistema reprodutivo e o desenvolvimento sexual.


Os ftalatos são um grupo de compostos químicos derivados do ácido ftálico, tal como o cloro ftalato, utilizado como aditivo para deixar o plástico mais maleável. Tal grupo de compostos é tido como cancerígeno, podendo causar danos ao fígado, rins e pulmão, além de anormalidade no sistema reprodutivo, também provocam alterações hormonais. Dentre os ftalatos existentes, o DEHP (ftalato de di-2-etilhexila) é um dos mais difíceis de serem biodegradados. No Brasil, ainda não existem leis que regulamentem o lançamento dos ftalatos no meio ambiente, apenas restrições ao usu em algumas áreas, como brinquedos infantis . Nos EUA ainda não há uma legislação de restrição ao uso de ftalatos, e a Comunidade Européia, como medida preventiva, determinou a retirada desse componente.


Você já pensou em como os plásticos maleáveis que utilizamos todos os dias adquirem essa característica? Ou em como aquele esmalte pode durar mais de uma semana nas suas unhas, resistindo a água e a outros produtos químicos?

A resposta está na utilização de ftalatos em tais produtos. Além dessas substâncias, é possível encontrar diversos químicos nocivos à saúde em cosméticos, medicamentos, produtos de limpeza e outros objetos.

O que são e onde estão?

Os ftalatos são um conjunto de substâncias capazes de tornar plásticos rígidos em plásticos maleáveis. Nos cosméticos, eles são responsáveis pelo brilho e pela fixação da cor de esmaltes e permitem que perfumes durem mais tempo; e, em outros produtos, tanto para adultos como para crianças e bebês, como nos hidratantes, spray de cabelo, sabonetes líquidos, antitranspirantes, desodorantes,condicionadores e xampus, os ftalatos dão aquele aspecto líquido ou de cremosidade.

Nas embalagens dos produtos, raramente há a descrição literal "ftalato". Os nomes mais comuns listados são phthalates, dibutylphthalate (DBP), dimethylphthalate (DMP), diethylphthalate (DEP). Podem até aparecer os nomes em português também: butila, benzila, dibutila, diciclohexila, dietila, diisodecila, di-2-etilexila e dioctila.

Além dos cosméticos, os ftalatos podem estar presentes em embalagens para alimentos, copos plásticos, tubos de PVC, aparatos médicos (bolsas de sangue e para aplicação de medicamentos como o soro) e brinquedos para crianças.


Artigo completo: http://www.ecycle.com.br/component/content/article/67/2183-ftalato-ftalatos-plastico-maleavel-rigido-brinquedos-copos-pvc-esmalte-brilho-fixacao-cometicos-quimicos-hidratante-spray-problemas-fertilidade-masculina-reproducao-feminina-cancer-figado-rins-.html

Comentários

Postagens mais visitadas